domingo, 26 de agosto de 2012

As pessoas antes dos lucros!

Uma carta de Don Boudreaux ao Wall Strret Journal (minha tradução e itálico):
Os mercados concorrenciais são muitas vezes criticados por estimularem a busca fanática de lucros à custa de outros objectivos valiosos, como um ambiente mais limpo. Tais críticas, é claro, surgem da incapacidade de compreender a verdadeira natureza dos mercados e das instituições - especialmente, a propriedade privada - em que os mercados estão embebidos.

Mas há uma instituição que, com justiça, pode ser acusada de demasiadas vezes elevar a procura do lucro a uma perigosa obsessão: o governo. Pois que outra forma haverá de descrever a imposição pela administração de Obama de (...) introduzir "direitos aduaneiros antidumping, com taxas entre 31% e quase 250%, aplicáveis a painéis solares que contenham células solares fabricadas na China ("Solar Flare-Up: Back Tax Roils U.S. Firms", em 25 de Agosto)? O Tio Sam está intencionalmente a aumentar os preços aos americanos na compra de produtos que o próprio governo insiste serem bons para o meio ambiente. O governo está fazendo isso apenas para proteger os lucros dos produtores americanos de painéis solares.

Que se danem os consumidores e o ambiente! O que precisa de protecção, acima de tudo, aparentemente, são os lucros das empresas comparsas do Tio Sam.

Sem comentários: