sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

À atenção dos que têm a BBC como modelo de serviço público de rádio e televisão

Richard North, em "A triple betrayal" a propósito da publicação ontem do escrito "The BBC And Climate Change: A Triple Betrayal", de Christopher Booker. Um excerto:
«O que Booker fez por nós... foi demonstrar que a actuação errada da BBC sobre as alterações climáticas não foi simplesmente um reflexo da sua incompetência inata e deferência natural para com a autoridade corporativa.

Tem sido de facto o resultado de uma política deliberada, desde o meados da década passada, quando altos executivos da BBC, incluindo os responsáveis dos noticiários e actualidades, juntamente com a sua equipa de jornalistas de temas ambientais, tomaram a decisão que a cobertura sobre as questões relacionadas com as alterações climáticas deveria ser mais abertamente sectária.

Ao fazê-lo, e não pela primeira vez, traiu a sua obrigação estatutária de imparcialidade, usando o pretexto de que qualquer discordância da ortodoxia oficial seria tão insignificante que deveria simplesmente ser ignorada ou ridicularizada.
Em segundo lugar, afirma Booker, a BBC traiu os princípios do jornalismo responsável, ao permitir que a sua cobertura se tornasse tão unilateral que, muitas vezes, ascendeu a não mais que propaganda. Em terceiro lugar, traiu os princípios fundamentais da ciência, que dependem do incessante cepticismo em relação a qualquer teoria até que possa ser demonstrado que ela possa proporcionar uma explicação abrangente para as evidências observadas. Essas três questões são a essência da sua "tripla traição ".

Assim, conclui Booker, em todos estes aspectos, a BBC tem, acima de tudo, sido culpada de abusar da confiança do seu público e de todos aqueles obrigados a pagá-la. Numa das questões mais importantes e de grande alcance do nosso tempo, a sua cobertura foi tão tendenciosa que deu aos seus telespectadores uma imagem não apenas enganosa mas por vezes mesmo fraudulenta.»

Sem comentários: