quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Frase do dia (13)

Como bem assinala LR, a frase do dia pertence ao Joaquim:
O comunismo levou ao colapso dos países do bloco soviético e o socialismo está a levar ao colapso dos países do bloco ocidental.

3 comentários:

Contra.facção disse...

Mas qual socialismo?
Não vivemos no mesmo país, ou o socialismo é outra coisa que não vem nos livros...
O ocidente tem sido governado por partidos, ditos socialistas, mas sempre com políticas, chamemos-lhe de 3ª via, do alcoólico Blair.

Eduardo Freitas disse...

Caro Miguel Loureiro,

Julgo não ser disputável a afirmação de que estamos muito longe de viver sob um regime económico capitalista. Bastará pensar que num tal regime seria impossível que a despesa pública atingisse montantes superiores a 50% do PIB (dados de 2010). Numa sociedade capitalista, por exemplo, não seria possível que a taxa marginal de impostos sobre o rendimento do trabalho ultrapassasse os 94%. Numa sociedade capitalista, o estabelecimento de um negócio, por pequeno que seja, não necessitaria de se sujeitar a um enxame de licenciamentos, taxas, impostos e burocracias intermináveis.

Assim sendo, estabelecido que não vivemos sob um regime capitalista, julgo ser perfeitamente defensável que estamos hoje - Portugal e a generalidade do mundo ocidental -, muito mais perto de uma sociedade socialista, sujeita a planeamento central (nas actividades económicas e na moeda), onde o estado efectivamente dispõe da propriedade privada a seu belo prazer, isto é, à distância de um decreto (de uma portaria, de uma postura...).

Contra.facção disse...

Caro Eduardo F,
Se o socialismo fosse isso, todo o mundo o era, até os EUA! Até a China (2 territórios, 2 regimes) veio pedir para serem considerados capitalistas (de mercado)!
Sempre pensei que o que distinguia basicamente os dois regimes estava na importância da produção (acumulação) de riqueza, entre o trabalho e o capital...
E pensei que fosse o Joaquim, que disse o que disse e que o Joaquim era primo do Zé do Durão Barroso)...