terça-feira, 6 de março de 2012

Potpourri sobre os carros eléctricos promovidos pelos governos

Adaptação de Reasons to Rethink Electric Cars:

1) Em mais uma ilustração prática dos ensinamentos de Bastiat em "O que se vê e o que não se vê", um estudo recente da Universidade do Tennessee aponta para que os carros eléctricos na China provoquem mais poluição atmosférica que os convencionais pelo facto de a grande maioria da electricidade produzida naquele país ser originada nas centrais térmicas a carvão, situação que mais que compensa a não emissão directa de poluição pelos veículos.

2) A Tesla Motors, empresa fabricante de carros eléctricos premium (acima dos 100 mil dólares nos EUA), foi uma feliz contemplada em 2009 de um empréstimo da administração de Obama no montante de 465 milhões de dólares. Sucede que os actuais modelos têm um problema: se ficarem umas semanas sem ser usados, e em caso de descarregamento total das baterias, o veículo passa à categoria de "tijolo" (brick) uma vez que uma tal situação obriga à substituição integral da bateria, mais ou menos 40 mil dólares (e ao contrário do que sucede na aquisição do carro, o governo federal não volta a atribuir os 7500 dólares de subsídio, que Obama quer  aliás "estimular" passando a 10 mil dólares no orçamento para 2013).

3) Não é só o Volt que, de quando em vez, se incendeia. Ao que parece, também os veículos da Fisker Automotive, outro construtor de carros eléctricos premium, parecem sofrer do mesmo risco, razão pela qual a empresa promoveu recentemente a recolha dos produzidos na Finlândia. Não ficará o leitor surpreendido se souber que à Fisker Automative também foi atribuído um financiamento federal de 529 milhões de dólares...

4) E por falar em Volt, que se calcula tenha custado ao contribuinte americano cerca de 250 mil dólares a unidade, vai popular este clip sobre o bicho.

Leitura complementar: Revenue Shortfall - Carmakers Demand E-Mobility Help from Merkel

1 comentário:

RioD'oiro disse...

Video:

http://vimeo.com/37540767