terça-feira, 11 de setembro de 2012

Da teoria da conspiração à teoria das coincidências

Passam hoje 11 anos sobre os acontecimentos que conduziram directamente a duas mortíferas guerras a coberto da "guerra ao terrorismo" (Afeganistão, 7 de Outubro de 2001 - ao presente dia) e da sua posterior declinação na guerra às "às armas de destruição maciça" (Iraque, 20 de Março de 2003 - 18 de Dezembro de 2011). O mundo mudou com o 9 de Setembro. É por isso fundamental conhecer, com profundidade, o que realmente aconteceu naquela data.

Nas imagens abaixo, a da esquerda corresponde ao relatório oficial publicado em 26 de Julho de 2004. O da direita, soube-se hoje, será distribuído pela Amazon até ao final do mês de Setembro, na sequência dos trabalhos levados a cabo entre 8 e 11 de Setembro de 2011, conhecidos como Toronto Hearings, esforço conduzido no sentido de procurar esclarecer o que não ficou estabelecido no relatório oficial e, desta forma, conseguir motivar a realização de um novo inquérito oficial.

Dirão uns - muito provavelmente a maioria -, que se trata apenas de mais uma emergência dos proponentes das teorias da conspiração. Creio haver suficientes razões para supor que, em pelo menos alguns casos (Pearl Harbor vem imediatamente à memória assim como Camarate), os que afastam liminarmente o que designam por teorias da conspiração estão, afinal, a sustentar uma teoria das coincidências. Pessoalmente, sou também muito céptico quanto a este último ponto de vista.

O vídeo seguinte constitui uma introdução aos propósitos das audições de Toronto que, assim o creio, veicula suficiente credibilidade até pela idoneidade dos que nela participaram. Aqui estão disponíveis vídeos com versões condensadas de cada um dos 4 dias em que as audições.

Sem comentários: