sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Ligação à "Europa" também é serviço público?


Parece concretizar-se assim, cerca de um ano depois, uma das medidas (constantes do PET - Plano Estratégico de Transportes) que o ministério de Álvaro Santos Pereira tinha anunciado para contrair os custos da transportadora ferroviária (pág. 48 do PET). Estão em causa eliminar cerca de 7 milhões de euros de défice de exploração (7,3 milhões em 2011 segundo o artigo assinado pelo jornalista Carlos Cipriano). Pelo meio, entretanto, houve que "resolver" o caso do Ramal de Cáceres após o que o comboio que liga Lisboa a Madrid - o Lusitânia - passou a cruzar a fronteira em Vilar-Formoso.

Entretanto, fui ver quanto custa actualmente uma viagem de ida e volta de Lisboa a Madrid (comecei aqui mas a compra de bilhetes pela internet é assegurado no site da Renfe, a "CP" espanhola). Escolhi, para uma hipotética saída de Lisboa no sábado e regresso na 2ª feira seguinte, a tarifa mais barata (o que significaria adoptar o banco de viagem para tentar dormir qualquer coisa durante as cerca de 10 horas que dura a viagem): 93,60 euros, taxas incluídas. Depois, fui investigar quanto me poderia custar uma viagem de avião para as mesmas datas e na única tentativa que fiz, cheguei, aqui, a 115,84 euros para uma viagem de duração de 1h e 15 minutos (admitamos mais, vá lá, mais uma hora e meia para o check-in). Será preciso dizer algo mais?

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